05/04/2015

Boa Páscoa + Curiosidades

| |

Oi oi Gentiiiii! \o/

Como todos sabem hoje é Domingo de Páscoa, uma das minhas celebrações favoritas! *---*
Sabem o que isso quer dizer? AMÊNDOAS! *O* Para falar a verdade as Amêndoas da Páscoa são o meu 2º doce favorito, em primeiro vem o Gelado claro! >v<

Continuando... no Post de hoje vim trazer algumas Curiosidades sobre este dia tão especial, vamos lá então?  ^3^


1. A origem da palavra "Páscoa" é hebraica. Vem de "Pessach", que significa "Passagem". Comemora um marco na história do povo judeu: a travessia do mar Vermelho ao se libertar de um longo período de escravidão no Egipto. Com este sentido, a Páscoa foi instituída no ano de 1513 a.C. Antes disso, a data era utilizada pelos povos que habitavam a bacia do Mediterrâneo para prestar sacrifícios de gratidão aos deuses pela colheita, que ocorria na primeira lua cheia da Primavera. 

2. Os católicos acreditam que a ressurreição de Cristo ocorreu próximo ao equinócio da Primavera no Hemisfério Norte, em um dia de lua cheia. Por isso, em 325 d.C., o Concílio de Niceia estabeleceu que a festividade sempre cairia no primeiro domingo depois que ambos os eventos ocorressem. Com a introdução do calendário gregoriano em 1582, o cálculo da data passou a ser feito pelo calendário lunar, cujo mês tem 22 dias. A Páscoa é celebrada desde então no primeiro domingo depois da lua cheia eclesiástica pós-equinócio, que sempre acontece entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.

3. É a partir da Páscoa que todas as outras datas do calendário são estabelecidas. Os cristãos passaram a festejá-la no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do Outono (no Hemisfério Sul). Então 2 dias antes do domingo de Páscoa é a Sexta-Feira Santa, 40 dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas e, portanto, 43 dias antes, o Carnaval.

4. Na tradição cristã, Jesus foi crucificado e sepultado numa sexta-feira, mas ressuscitou na madrugada do domingo. O domingo anterior ao dia da Páscoa é o domingo de Ramos, quando se celebra a entrada de Jesus em Jerusalém.

5. No Hemisfério Norte, a Páscoa é comemorada no início da Primavera e também celebra o fim do Inverno, a volta da vida. Segundo o historiador Venerável Bede, do século VIII, o próprio nome inglês para a celebração, Easter, deriva de Eostre, Deusa Anglo-Saxã do amanhecer. Ambas as palavras representam o renascimento: depois da escuridão, a restauração.

6. O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. A data recebeu este nome em referência ao trecho bíblico que narra a visita de Jesus Cristo a Jerusalém poucos dias antes de sua crucificação. Ao saber que Cristo estava próximo da cidade, a população cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para recebê-lo. Ele entrou no lugar no dia seguinte, montado em um jumento, e foi recebido com o abanar de folhagens e os clamores de "Rei dos Judeus", "Hosana ao Filho de Davi" e "Salve o Messias". A manifestação causou muita inveja nos poderosos da região, que começaram a se organizar para condenar Jesus à morte.

7. Com a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa ganhou um terceiro significado: a passagem da morte para a vida. Os cristãos utilizam a comemoração para relembrar a imolação do Filho de Deus, que com seu sacrifício livrou os homens dos pecados. A libertação, que para os judeus foi física, se tornou também espiritual.

8. A Páscoa judaica, ou Pessach, é comemorada no 14º dia de Nissan (mês do calendário lunar, que é o seguido pelos judeus). Diferentemente da Páscoa cristã, a festa relembra a libertação dos hebreus de um longo período de escravidão no Egipto. Uma série de rituais marcam a festa, celebrada durante 8 dias. Entre eles figura o Seder, um banquete no qual é recontada toda a história da fuga do Egipto. Esta refeição inclui uma série de alimentos com função simbólica.

9. O costume de se trocar ovos na Páscoa começou nos primórdios da tradição da data. Mas a substituição dos ovos de verdade pelos de chocolate veio só no século XIX, primeiramente na Alemanha. O ovo é um símbolo de nascimento, de renovação da vida - o mote da celebração da Páscoa.

10. Alguns cristãos ortodoxos rejeitam a tradição dos ovos de chocolate na Páscoa, pelo carácter pagão que a festa acabou adquirindo.

11. Explicações para a figura pitoresca do coelhinho geralmente estão ligadas ao antigo festival Anglo-Saxão da Deusa da Primavera, Eostre, cujo símbolo era um coelho, ligado à fertilidade.

12. A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães por volta do século XVII, o coelho, traria ovos coloridos na Páscoa para as crianças, escondendo para que elas encontrassem depois.

E é isto, atenção que não sei ao certo se é tudo verdade, afinal não sou pro em História, antes pelo contrário! xDD

Amêndoas *----*
De resto queria desejar uma Boa Páscoa que comam muitas Amêndoas e Ovos da Páscoa (mas olhem os dentes também), e divirtam-se muito! >3<

Antes de ir gostava de saber como é que no Brasil chamam às Amêndoas (Imagem de Cima), não sei se chamam Amêndoas também mas se não deixem num comentário a dizer o que chamam! x)


Bem espero que tenham gostado do Post de hoje e até à próxima!
Kissus >3<


            



5 comentários:

  1. Desculpa o atraso para vir conhecer o teu novo cantinho >-<''
    Ficou mesmo lindo o visual! Porra que obra prima!! ✰✰✰✰✰ *O*
    Sempre te deste com o menu.. como te invejo... Esse menu a mim dá-me cabo da cabeça e nunca o consegui dominar sabes... =.='

    Heeey! Feliz Pascoa!! Pois é >-<'
    Pffff, toda a gente sabe que a Páscoa na verdade é o unico dia em que os coelhos podem por ovos........... por isso é que se festeja... u-u'''''

    vê se comes muitas porcarias 0/
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bunny!! *----*
      Muito obrigada! Ainda bem que gostastes! >3<
      Pois é, eu amo o menu e ainda bem que funciona senão em entrava em pânico xDD

      Feliz Páscoa!
      Pois é, verdade verdade xD

      Vou comer! o/ Tem que se aproveitar né xDD
      Kissus >3<

      Eliminar
  2. Oi Patrícia! :3
    A páscoa tem um significado tão bonito, né? "Renascimento"! Muitas vezes a gnt se esquece disso. Nas mídias só o que se fala são dos chocolates x.x fica tão superficial!

    Olha, se for o que eu estou achando que é, no Brasil eu chamo de amendoim colorido hm Porque é um amendoim com cobertura doce e... colorida oO JASIDHASIFU
    Enfim, adorei a postagem!
    Feliz páscoa!
    Beijo!

    http://enquantoachuvadissolveacidade.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, eu não sou nada católica mas acho bonito o significado da Páscoa :)

      Obrigada por responder \o/ pensava que ninguém me ia responder, salvou-me a vida! xDD
      Muito obrigada mesmo, e fico feliz que tenha gostado da postagem! ^^

      Kissus >3<

      Eliminar
  3. Great post!

    would you like to follow each other? If you follow me, please let me know.
    I will follow you back for sure. thank you so much! =D
    TOM AND TINS

    ResponderEliminar

Vai comentar? *w*
Fique sabendo que o seu comentário é sempre bem-vindo, por isso comente muito okey? >w<

Mas há regras que deves cumprir!
→ Nada de comentários com asneiras/palavras indecentes;
→ Não xingar o trabalho dos outros, se não gostou simplesmente não comente, e se comentar que seja um comentário construtivo que nos ajude a evoluir;
→ Todos os pedidos são para se fazer na página própria, por exemplo: Pedir GOODIES é na página de Pedidos!
As páginas encontram-se no Menu por baixo do cabeçalho por isso procurem o que querem antes de comentar. :)

Nós adoramos comentários grandes e fofos por isso não se contenha a escrever! *--* Ficamos muito felizes com os seus comentários por isso sinta-se à vontade de comentar pois nós respondemos sempre! ;3

© Purmoon - 2015. Todos os direitos reservados | Criado por: Chizuruy | Tecnologia do Blogger