18/04/2015

Universo: A vida de uma Estrela

| |

Olá pessoas doces! ^^

Hoje trago-vos um pouco de "matéria chata" (eu bem me lembro como dormia de olhos abertos quando ouvia a professora a falar disto XD), mas que eu achei muito interessante e vou tentar explicar da maneira menos aborrecida que conseguir. :3 A vida das estrelas é uma matéria bem interessante e, se não fossem elas a sacrificar a sua vida, nós não existiríamos. u.u Por isso achei uma boa ideia dedicar um post às estrelas, passando por todas as etapas das suas vidas. ^-^


As estrelas sempre foram um mistério que os seres humanos adoravam e sobre o qual queriam sempre saber mais. Antigas civilizações baseavam-se nestes astros para fazerem os seus calendários e assim saberem quando semear as suas colheitas, mas estavam muito longe de perceber de que é que elas eram feitas e tampouco sabiam sobre a sua "vida". Isto era um enorme mistério até há pouco tempo quando a física e química começaram a ter avanços significativos, os telescópios começaram a ser mais modernos e juntando a isto tudo a teoria da gravidade de Newton. E assim actualmente conseguimos ter uma boa ideia de como é a vida de uma estrela.


Estas enormes bolinhas de plasma (para quem não se lembra, plasma também é meio que um estado - pastoso, nem líquido nem sólido), que funcionam como centrais nucleares que transformam átomos mais pequenos em maiores juntando-os uns com os outros e libertando assim uma quantidade astronómica de energia, têm vidas diferentes consoante o seu tamanho. Uma estrela pequena (até 8 vezes maior do que o Sol) desenvolve-se de uma maneira diferente de uma estrela gigante (mais do que 8 vezes o nosso Sol). Mas agora vamos começar pelo início das suas vidas.


Protoestrelas
Todas as estrelas nascem da mesma maneira: Uma grande nuvem de gás e poeira, mais conhecida por nebulosa planetária ou nebulosa molecular gigante começa a entrar em colapso. Começa a perder o seu equilíbrio e toda a matéria começa a ir em espiral para o centro da nebulosa cada vez mais e mais depressa, fazendo com que a matéria comece a ficar cada vez mais e mais quente. Quando toda a matéria chega ao centro, esta já está tão quente que fica no estado de plasma. Devido à enorme quantidade de energia e, consequentemente, de calor, a estrela tende a expandir, mas isso não acontece devido ao facto de a estrela ter uma grande massa e, consequentemente, uma grande atracção gravitacional. Este equilíbrio entre estas duas forças faz com que a estrela esteja estável.


Estrelas Pequenas
 Estas estrelas são desde estrelas mais pequenas que o nosso Sol ou até 8 vezes maiores do que ele e são as estrelas que têm uma vida mais longa. O nosso Sol, por exemplo, deve transformar hidrogénio em hélio durante mais ou menos 10 biliões de anos e quanto menor for uma estrela, menor é a sua temperatura e assim mais tempo demora a transformar hidrogénio em hélio.


Depois de ter transformado uma parte do seu hidrogénio em hélio, a estrela deixa de fazer isto, contrai, aquece e volta a expandir novamente, mas agora transformando o hélio em carbono, cálcio e outros elementos químicos.


Mas esta fase não dura "muito". Passados 2 ou 3 biliões de anos a nossa pequena estrela deixa de transformar o hélio e volta a contrair, aquecendo outra vez e fazendo uma espécie de explosão de luz em que as camadas superiores da estrela são "descoladas" dela e formam uma nebulosa planetária, enquanto que o que sobra da estrela é uma anã branca, uma estrela feita de carbono em alta pressão ( um diamante gigante que brilha à noite) e fica assim no céu brilhando até a sua luz se extinguir. Isto é o destino do nosso Sol.


Estrelas Gigantes
Estrelas que são mais do que 8 vezes maiores do que o Sol são Gigantes (jura? :o) e começam a sua vida já como gigantes vermelhas. Estas estrelas aquecem mais, expulsam mais material nas suas explosões e vivem muito menos que as estrelas pequenas. Em apenas algumas centenas de milhões de anos elas consomem todo o seu hidrogénio e entram em colapso. E como estas estrelas são muito maiores do que o Sol, o que acontece quando elas contraem é que as camadas fazem ricochete no núcleo e explodem em mais luz do que uma galáxia inteira! E assim tornam-se Supernovas.


Depois de explodir a estrela contrai, as camadas que se desprenderam da estrela formam uma nebulosa e depois o seu caminho é diferente consoante for a massa do que sobrou dela.
Se pesar como 1,4 sóis ou menos, torna-se numa anã branca, como o nosso sol.


Se tiver o peso de 1,4 a 3 sóis, então os electrões dos átomos da estrela são empurrados contra os seus protões e formado assim neutrões - aí a estrela chama-se estrela de neutrões ou pulsar. Esta estrela é tão compacta que o seu diâmetro são só por volta de 30 km, mas um balde cheio de estrela de neutrões pesa tanto como toda a água do nosso planeta.


Se for mais pesada do que três sóis então aí a coisa fica preta. A estrela ganha uma atracção gravitacional enorme e a estrela começa a "sugar-se" a si própria e tudo o que está à sua volta incluindo a luz, transformando-se assim num buraco negro.


Por fim...
A maioria das estrelas quando morrem deixam depois de si uma nebulosa planetária que se pode juntar com outras e formar outras estrelas e sistemas planetários como o nosso. Sabe-se lá se o carbono da vossa mão esquerda pertenceu alguma vez à mesma estrela que o carbono da vossa mão direita... Deixo-vos com esta questão e com um vídeo de uma estrela explodindo filmada pelo telescópio Hubble. Espero que tenham gostado! :D




         



8 comentários:

  1. Olá Luda >.<
    Sim, eu sou nova aqui nesse blog, caso estranhe minha aparição OPSKSOPK, a Cнizuяuy ツ comentou lá no meu blog e então vim parar aqui POSKSOPS (quero me desculpar também que na postagem anterior, eu não sabia que haviam duas postadoras, então acabei comentando lá também achando que era postagem da Cнizuяuy ツ , e nossa, que confusão OPKSOPK)

    Mas então, sobre a postagem, eu adorei! Sinceramente, eu não sabia de nada disso KKKKKKK, e me interessei muito lendo sua postagem, porque eu gosto desse tipo de coisa, queria poder saber mais coisas sobre o universo, as estrelas, galáxias e etc.

    Cara, estrelas são tão bonitas, o universo deve ser bem bonito também (eu acho KKK)
    Nossa, e eu não sabia sobre essas "fases" do Sol também, 10 bilhões de anos é muito para nós, mas no universo, comparado com outros fenômenos não deve ser tanto quanto a gente acha.

    E que vídeo bonito dessa estrela explodindo! Parece que não é real, que é um vídeo editado, criado o.O

    Enfim, bye bye *-* e vou passar a acompanhar suas postagens também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helloooo! ~

      Eu passei lá pelo seu blog e segui (é, eu sei, estou aqui ha tanto tempo e sigo tão poucos blogs T_T). Mas achei o seu blog muito interessante e engraçado, mas prefiro deixar um comentario no seu blog dizendo todas as coisas lindas e fofas que vi no seu blog. *-* Também ganhou uma seguidora nova. :3

      Realmente o universo é uma coisa linda, misteriosa e fascinante. :)
      Fico feliz por gostar dos meus posts, obrigado! :D

      Beijinho~

      Luda

      Eliminar
  2. baah, esse post... oi :D

    sou fascinado por assuntos do gênero, tu leste como se formam os buracos negros? experimente, irá amar... pensar que nosso sol se tornará uma anã, é até estranho, não?

    mas não é tão estranho quando dizer que o nosso sol tem apenas 10 bilhões de anos de vida pela frente uheuheuheuheuheuuee é coisa pra cacete

    o espaço é algo divino para se estudar, tem muita coisa gostosa e outras complicadas, mas vale a pena, tenho alguns documentário separados no youtube, no outro post eu tento trazer algum pra tu, tem um em especial 'worm hole', fantástico.
    isso aí rs

    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hellooooo! ^-^

      Eu também sou muito interessada nestes assuntos e não consigo resistir em partilhar estas coisas. :3 O universo é mesmo uma coisa fascinante e saber que o nosso Sol (que é pequenino) vai ficar ainda mais pequenino é uma coisa bem divertida de pensar XD Embora não ter nada de divertido porque quando isso acontecer, o nosso planeta vai estar extinto ha muito. ._.

      Eu conheço esse termo "worm hole", li num artigo sobre a nossa galáxia que o centro desta poderia existir um, mas ainda não foi confirmado. XD É uma coisa bem interessante, mas ainda não li muito sobre ele. Certamente que ficarei à espera desses documentários! :D

      Beijinho ~

      Luda

      Eliminar
  3. Oi! Adorei a matéria. Descobri o blog da mesma forma que a Nanda-chan.
    Eu adoro astronomia! Supernova é amor <3 Quando percebi que odiava jornalismo (fiz um ano), comecei a pensar sobre o que deveria estudar, e astronomia foi uma das coisas que eu cogitei. Mas por fim, escolhi Letras. Mas continuo me interessando por coisas que envolvem o universo.
    Beijos! ~seguindo~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hellooooo! :D

      Fico feliz por ter gostado! :)
      Astronomia é mesmo uma coisa muito fascinante. O universo é enorme, misterioso e belo e quanto mais coisas se descobrem sobre ele, mais perguntas aparecem por responder. Mas isso faz com que o universo seja uma coisa mágica. :D

      Beijinho ^^

      Luda

      Eliminar
  4. Sabe, eu não acho que seja matéria chata. Foi através do seu blog que aprendi imensas curiosidades sobre o espaço e sobre as estrelas, e embora eu esteja a cursar ciências e já sabia do que você disse neste post das minhas aulas, gostei bastante de relembrar :)

    Mais uma coisinha: finalmente respondi ao seu comentário no post seguinte, vá lá ler a resposta, onegai ^^ http://4ever-sapo.blogspot.pt/2015/04/animes-e-suas-continuacoes.html?showComment=1430250474481#c4777868917585487737

    ResponderEliminar
  5. Helloooo! :D

    Fico feliz por ter gostado deste post. :) E esta matéria é muito engraçada mesmo, o espaço é um lugar maravilhoso e mágico sobre o qual eu gosto muito de aprender coisas novas. :) Também estou a acabar ciências para depois ir para a faculdade para engenharias. :P

    Em relação ao post, foi a Patricia quem comentou, a outra postadora do blog. :o Vou avisá-la para ir ver a resposta assim que for possível. :)

    Beijinho ^^
    Luda

    ResponderEliminar

Vai comentar? *w*
Fique sabendo que o seu comentário é sempre bem-vindo, por isso comente muito okey? >w<

Mas há regras que deves cumprir!
→ Nada de comentários com asneiras/palavras indecentes;
→ Não xingar o trabalho dos outros, se não gostou simplesmente não comente, e se comentar que seja um comentário construtivo que nos ajude a evoluir;
→ Todos os pedidos são para se fazer na página própria, por exemplo: Pedir GOODIES é na página de Pedidos!
As páginas encontram-se no Menu por baixo do cabeçalho por isso procurem o que querem antes de comentar. :)

Nós adoramos comentários grandes e fofos por isso não se contenha a escrever! *--* Ficamos muito felizes com os seus comentários por isso sinta-se à vontade de comentar pois nós respondemos sempre! ;3

© Purmoon - 2015. Todos os direitos reservados | Criado por: Chizuruy | Tecnologia do Blogger