03/05/2015

3 Etapas para comunicar com um Gatinho

| |

Olá a todos! :D

Eu tenho um bichinho em casa que faz meow meow, que ronrona e que arranha as minhas pernas quando as festas lhe sabem bem. É uma coisa maravilhosa ter um animal tão independente e com tanta personalidade como um gato. Claro que a independência e a personalidade não trazem só coisas boas, mas é possível aguentar com as coisas más de um gato. Mas às vezes parece que é impossível perceber o que é que estas pequenas feras querem de nós. Tenho que confessar que a minha pesquisa em torno deste assunto foi baseada no acaso de encontrar uma pequena matéria a falar dele. E aqui está toda a recolha de informação que eu fiz.

Antes de começar, vou falar um pouco sobre os gatos. :3 Eles têm uma capacidade de comunicação muito bem desenvolvida, tanto em forma de voz, com centenas de miados diferentes, como em linguagem gestual, através da cauda e em linguagem facial.

Ouvir o gato
 Os gatos normalmente não gostam de miar, especialmente uns com os outros. Por isso quando eles miam eles estão a dirigir-se na maioria das vezes a nós, pessoas. 

 Ao observar o gatinho quando ele mia, podemos distinguir diferentes miados que significam diferentes pedidos. Embora o "timbre" mudar de gato para gato, isso não significa que não seja possível distinguir certos tipos de miados que são associados a algumas emoções ou necessidades do animal.


  • Quando o miado é curto, este é associado a um reconhecimento e a um cumprimento padrão. Como se fosse um "Oi, como vai?". Mas se ficar fora durante mais tempo, é normal que o miado se transforme numa sequência de miados e miados mais longos.
  • Quando o miado é um miado médio, pode ser um pedido como comida ou água.
  • Quando é um miado mais longo é um pedido ou uma necessidade mais insistente de alguma coisa, como comida ou água (ou rua, como o meu gato).
  • Quando é um miado muito alto e longo é porque tem muita urgência de qualquer coisa. Se o vosso gatinho faz isso, é necessário ver o que se passa com a tigela da água ou comida ou abrir-lhe a porta para ele ir fazer necessidades, caso não tenha feito antes, ou senão terá uma surpresa na carpete ou o gatinho vai saltar e comer o jantar. XD


  • Um miado longo e grave com aquele "rrrrrr" pelo meio normalmente quer dizer que ele não gosta de alguma coisa ou que se está a preparar para começar uma briga.
  • Quando o gato ronrona, normalmente quer dizer que ele está contente, que quer atenção ou festas ou qualquer contacto próximo. Mas as vezes existem outros motivos para eles fazerem estes sons.
  • Quando o gato sibila, quer dizer que ele está pronto a atacar, ou assustado, ou sente-se ameaçado.
  • Um som que o gato faz é um uivo bem alto e agudo de dor, quando lhe pisa a cauda, por exemplo. Não tente isso em casa com o pobre animal. ._.
  • Uma mistura de miado com ronrono é uma espécie de cumprimento amigável, como se estivesse a cumprimentar a família.
  • Bater os dentes pode ser sinal de agitação, ansiedade ou frustração.

Ler a sua linguagem corporal 
Tal como acontece com os cães, os gatos também comunicam muito através da cauda. Ter em atenção o seu posicionamento pode ajudar em muito a perceber o estado do gatinho.


  • Quando a cauda está recta para cima e com uma curva na ponta quer dizer que o gato está feliz.
  • Quando o gato começa a contrair a cauda, de um lado para o outro ou de dentro para fora, está a mostrar descontentamento com alguma coisa.
  • Quando a cauda do gato fica com os pêlos todos em pé, isso quer dizer que o gato está agressivo, pronto a atacar.
  • Quando o pêlo do corpo está para cima e a cauda está baixa, quer dizer que o gato está assustado, mas sempre pronto para se defender.
  • Quando tem a cauda para baixo enfiada debaixo do rabo, depende das situações, mas normalmente quando está acordado e de olhos arregalados, quer dizer que está assustado ou desconfortável com alguma coisa.
Observar os olhos do gato também é uma excelente forma de compreender o gatinho. Mas cuidado, quando digo observar os seus olhos, não é para olhar para eles muito fixamente. Alguns gatos podem sentir-se desconfortáveis e até mesmo ameaçados com esse gesto.


  • Quando as pupilas estão dilatadas, podem ser duas coisas: ou o gatinho quer brincar, ou está com medo de alguma coisa e poderá atacar. É necessário ter em conta os outros sinais corporais do gatinho para perceber qual é a situação concreta.
  • Quando um gato olha para os olhos de alguém é porque confia nessa pessoa e sente-se confortável na sua companhia.
  • Quando o gatinho pisca os olhos lentamente é porque está a demonstrar carinho e a indicar que está confortável com quem está ao seu lado.

Existem mais alguns sinais a ter em conta.
  • Quando um gato levanta o nariz, inclinando a cabeça para trás, quer dizer que ele reconhece a pessoa à qual o está a fazer.
  • Quando o gatinho vira as orelhas para trás, quer tanto demonstrar medo e ansiedade, como também divertimento. O gatinho pode também fazer este gesto se estiver a cheirar alguma coisa e a quiser conhecer melhor.
  • Quando o gatinho mete a língua de fora e lambe o lábio inferior, quer dizer que ele está preocupado e apreensivo.
  • Quando ele se esfrega em alguma coisa ou pessoa, está a marcar essa pessoa como propriedade dele.
  • Quando o gato encosta o nariz na nossa cara é como se fosse um beijinho e significa que ele sente afecto por nós.
  • Quando ele esfrega a cabeça, o flanco e a cauda em outra pessoa ou animal, é um cumprimento.
  • Uma cabeçadinha é um acto de afecto.
  • Quando o gato cheira o rosto de alguém é para confirmar a identidade dessa pessoa.


  • Quando um gato nos lambe, esse é o maior sinal de confiança que alguma vez poderíamos querer do nosso animal. Esse gesto é como uma mãe que lambe as suas crias, ou um irmão que lambe a cabeça do outro irmão.
  • Se o gatinho tentar morder seu cabelo, quer dizer que quer cuidar de você e que confia em si de verdade.
  • Quando um gato nos morde ao de leve isso significa que quer que o deixem em paz.

Comunicar com o gato
Conversar com o gato ajuda a ensinar o gato a compreender a nossa linguagem e a associar certas palavras e entoações a determinadas acções. Repetir uma determinada palavra enquanto faz uma acção ajuda o gato a associar essa palavra a essa acção. Utilizar um tom mais alto para demonstrar amizade e um tom mais grave para descontentamento também ajuda na comunicação com o gato.


Se piscar devagar enquanto faz contacto visual com o gatinho, ele vai ver esse gesto como uma carícia e não como uma ameaça. Mas evite olhar directamente para os olhos do gatinho por muito tempo porque ele assim não vai gostar e vai pensar nisso como uma ameaça. 

Se o gatinho quiser ir para algum sitio, mas não souber se o pode fazer, vá para esse sítio, bata ao de leve com a mão e chame-o com uma voz tranquilizante.


Não deve gritar com o gato ou discipliná-lo fisicamente. Isso só o deixará assustado e nervoso.

Desenvolva uma voz de comando para quando ele fizer algo errado. Use uma voz que saia naturalmente e que possa ser utilizada com facilidade. Assim ele vai associar essa voz a isso e vai ficar mais atento quando fizer esse sinal.

Algumas dicas
Alguns gatos gostam de carinho na barriga, embora a maioria deles tenha medo de expor o lado mais vulnerável. Supere esse medo devagar e com paciência. Os gatos costumam proteger menos o peito do que a barriga. Faça carinho nessa região um pouquinho por dia, mas pare se sentir que o felino está ficando tenso. Ele vai aos poucos confiar em você para fazer carinho nele. Essa abordagem funciona melhor se você começar quando o gato for bem novo.

Sentar-se de pernas cruzadas no chão e olhar para um gato é uma forma de dar boas-vindas a ele, de forma que ele pode vir pedir carinho.

Ao colocar seu gato no chão, tente garantir que as patas dele estejam em contato com o solo antes de soltá-lo. Isso permitirá que ele se sinta seguro com você, de forma que possa contar contigo para não deixá-lo inseguro e não tenha que se ajustar de súbito para pular para fora dos seus braços. Se isso for feito com consistência durante a vida do gato, pode evitar lesões quando ele for mais velho e mais propenso a elas.

E chegámos ao fim deste post bem comprido. XD
Espero que tenha sido útil a todos os donos de gatos daqui da blogsfera e que tenham gostado. :)


         



3 comentários:

  1. Eu comecei ler... só comecei. (Calma, não foi o tamanho e nem a qualidade que me intimidaram). Sempre achei que não gostava de gatos. Tipo, que sei lá, não era meu tipo de bicho de estimação. Então uma vez apareceu um gato bebê na casa do meu primo e eu comecei cuidar dela. Bom, gatos filhotes são bem difíceis de cuidar, e ela morreu depois de 16 dias i.i Comecei ler e lembrar dela. É tão estranho como você se acostuma com os sinais dos gatos, com o que eles querem quando miam... eu sabia certinho quando ela miava porque queria comer, ou só porque queria atenção... Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helloooo! :D

      É os gatinhos têm uma personalidade muito desenvolvida, não são tão hiperativos como os cães nem tão dependentes assim e sabem demonstrar as suas emoções e vontades muitos melhor do qualquer animal que possamos ter em casa. :) É por isso que eu gosto tanto de gatos. ^^

      Beijinho :)
      Luda~

      Eliminar
  2. ♥ Que fofinho, adorei as dicas e as informações ♥
    Gato Fofo

    ResponderEliminar

Vai comentar? *w*
Fique sabendo que o seu comentário é sempre bem-vindo, por isso comente muito okey? >w<

Mas há regras que deves cumprir!
→ Nada de comentários com asneiras/palavras indecentes;
→ Não xingar o trabalho dos outros, se não gostou simplesmente não comente, e se comentar que seja um comentário construtivo que nos ajude a evoluir;
→ Todos os pedidos são para se fazer na página própria, por exemplo: Pedir GOODIES é na página de Pedidos!
As páginas encontram-se no Menu por baixo do cabeçalho por isso procurem o que querem antes de comentar. :)

Nós adoramos comentários grandes e fofos por isso não se contenha a escrever! *--* Ficamos muito felizes com os seus comentários por isso sinta-se à vontade de comentar pois nós respondemos sempre! ;3

© Purmoon - 2015. Todos os direitos reservados | Criado por: Chizuruy | Tecnologia do Blogger