27/06/2015

CFBDSIR2149 - Um planeta solitário

| |

Yoooo! :D

Como é bom voltar à ativa outra vez! >.< :3
Tive o meu último exame ontem. .-. Não era um exame de escola, era de código da estrada (sim, sou mesmo velha, tanto que já posso tirar carta de condução T_T), e deram logo os resultados e passei. :D Por um lado sinto-me mesmo feliz por ter passado nesse exame, mas por outro sinto um pouco de saudades de quando era criança e não me tinha de preocupar com esta coisa de exames para cá e exames para lá, exames, exames, exames. T_T XD
Bem, voltando ao tema do post, hoje vou falar de um planeta que anda sozinho pelo universo, sem estrela, sem outros planetas...


Já imaginaram o que seria se o nosso planeta andasse por aí à deriva, sem os outros planetas do sistema solar, sem o Sol, sem a Lua, por aí à deriva no espaço? Pois bem, é o que acontece com este planeta com um nome muito bizarro, CFBDSIR2149.

Normalmente os planetas orbitam uma estrela, mas têm-se descoberto vários planetas solitários pelo Universo fora, mas nunca se descobriu um tão "perto" da Terra, aproximadamente a 100 anos-luz. Por estar a essa distância tão "pequena" do nosso planeta, é possível estudá-lo com maior detalhe. Outro dos motivos por ser mais fácil estudá-lo e identificá-lo é porque está sozinho e longe de estrelas e outros planetas. 

Usando o Very Large Telescope, que está no Chile, os pesquisadores estão a determinar as suas propriedades e a estudar a sua atmosfera. Esses pesquisadores descobriram que, embora não orbitar nenhuma estrela, este planeta está próximo do grupo AB Doralus, um grupo de 30 estrelas que possuem a mesma idade do planeta e com este facto os cientistas estão a conseguir calcular a idade do planeta, que anda à volta dos 50 a 120 milhões de anos. 

O planeta ainda possui um aspecto azulado por causa da sua atmosfera. Seria assim se fosse iluminado pela sua atmosfera. 


E isto é o que os astrónomos viram pelo telescópio.



Os cientistas têm muita imaginação! XD


         



20 comentários:

  1. Eu adoro coisas assim, sobre as galáxias e tudo mais! Que nome estranho pra um planeta :v Por que será que tem esse nome?
    Eu adorei o post, e seria um planeta lindo se fosse azul e brilhante como mostra a imagem. Na segunda imagem ele parece tão pequeno, como será que os cientistas conseguem saber como é? É realmente muito interessante <3 Adoro essas coisas, ótimo post, beijos! (E sim, primeira vez que comento aqui, mas o blog é ótimo e eu o adoro muito, acompanho o de gifs e o de tutoriais, e agora tem mais esse? Demais!)

    Undefinead ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tambem gostava de saber como é que eles fazem a nomenclatura dos planetas. .-.
      Tambem acho que podia ser um planeta bem lindo se fosse azul e brilhante! :3 Ele ser azul já deve ser, so faltava brilhar XD :D

      Fico feliz por ter gostado deste post! :)

      Beijinho ~ ^^

      Eliminar
  2. Nossa, ele deve ser muito pequeno não, para ter o nome baseado em números? Me lembra o pequeno príncipe, cujo asteróie, b-612, também é batizado por letras e números.
    Nossa, tão perto assim? Então ele não é tão solitário, até certo ponto, não é mesmo??
    Nossa, e em todo esse tempo que ele existe, só conseguiram descobrí-lo agora? Quer dizer, ele estava ali esse tempo todo?
    Uau, tenso ;-;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que sei ele não é assim tão pequeno, um estudo indica que ele é 4 a 7 vezes maior que Jupiter! A maneira como os astronomos dão nomes aos astros é um misterio ainda. XD

      Continua a ser meio solitário estar no meio de tanto pessoal e andar por aí sem fazer "comunicação direta" com ninguém. .-. é como se ele andasse no meio de uma multidão sozinho.

      Ele ja foi descoberto ha uns anos, mas mesmo assim, os cientistas não conhecem todos os cantos do universo, até pode não estar muito "longe", mas é um pouco complicado estudar todos os astros que existem à nossa volta. .-.

      Beijinho ~ :3

      Eliminar
  3. Nossa... E meio difícil encontrar postagens assim aqui na blogosfera, gostei! Planetinha até bonitinho se fosse iluminado. Já imaginou se algum dia o ser humano descobrir um planeta com uma atmosfera idêntica a da terra? Os seres humanos iriam ficar loucos atras de más, porque se acharam mais um deve haver mais outro e outro e assim começar a colonizar o cosmus... Assim é meio assustador kkkk, mas pode ser possível.

    Gostei muito do post.
    Abraço •eo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado! :3
      Já descobriram vários planetas capazes de sustentar vida, até mesmo descobriram uma lua de Saturno, a Titã que tem umas alterações bem sinistras na sua atmosfera que faz com que os cientistas apontem para a possibilidade de existirem essas alterações por causa de alguma forma de vida, mas não como nós, já que o líquido nessa lua não é água mas sim etano, que é um composto de carbono.

      Os cientistas já andam meio loucos à procura de novas "casas" para a humanidade e já encontraram várias que poderiam servir para vida, o problema é transporte e acomodação. XD :3

      Beijinho ~ :)

      Eliminar
    2. SÃÃÃÃO ETS TENHO CERTEZA! AUEHAUEHUAHEUAHE
      Parei, enfim sou fascinada pelo universo e seus mistérios, adorei o post (mesmo).
      Então, eu vi que estavam vendo se conseguiam algum planeta habitável pra humanos e tals, mas não vi que já encontraram, to tipo CHOCADA (desinformada nenhum pouco ne?).

      beijos guria

      Eliminar
    3. Eles vão encontrando planetas que orbitam na zona habitável do seu sistema, planetas com água, planetas com essas duas coisas, mas com alguma coisa na atmosfera que não permite que nós possamos viver lá à vontade. :P Não existirá nunca um planeta em que nós entremos numa nave espacial, voemos para outro planeta e comecemos a viver como se estivéssemos no nosso, teremos sempre de fazer adaptações e ja foram encontrados varios planetas para fazer essas adaptações, estão a ser cuidadosamente estudados e observados, embora os cientistas estejam a fazer projetos mais para conseguirem habitar a Lua ou Marte ou Vénus, que embora serem planetas perto de nós, são planetas que não têm condições para a vida como a conhecemos.
      O que eu quis dizer é ja foram encontrados planetas nos quais não é preciso fazer tantas alterações para ser possível viver neles, embora eles estejam meio longe. XD

      Eliminar
  4. Que nome complicado! Hahahahaha
    Incrível como a tecnologia é importante nesses estudos. Olha o que eles descobriram com ela! Muito louco pensar essas coisas.
    Beijinhos!
    Alice's Kingdom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! :D
      Fico feliz por a tecnologia estar a avançar e a satisfazer tanto a curiosidade de todos sobre todas as coisas. :3

      Beijinho ^^

      Eliminar
  5. Que nome complicado! Hahahahaha
    Incrível como a tecnologia é importante nesses estudos. Olha o que eles descobriram com ela! Muito louco pensar essas coisas.
    Beijinhos!
    Alice's Kingdom

    ResponderEliminar
  6. Olá >3<, parabéns por ter passado no exame então! *-*

    Por que o povo bota nomes estranhos em bugados em várias coisas?? CFBDSIR2149? Credo!
    E acho interessante postagens assim sobre coisas do universo e etc. Adoro muito isso, já que é algo diferente e misterioso. Achei o planeta legalzinho, queria saber o que se tem lá.

    Aliás, eu queria saber o que tem no universo inteiro, sério. É incrível pensar que fora da Terra existe um lugar tão imenso e desconhecido, é algo tão surreal.

    Enfim, adorei a postagem!
    Bye bye :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente esses nomes estranhos que eles dão aos planetas são uma coisa que eu ainda gostaria de descobrir, mas acho que alguns têm os nomes dos telescópios pelos quais foram descobertos, mais uns numeros e umas letras, que eu sinceramente não sei porque estão lá, mas quando descobrir certamente que vou postar aqui! :D
      Posso dizer que o planeta tem uma atmosfera constituída por metano, não consigo dizer muito mais. :P Mas com certeza que trarei mais coisinhas assim para ficar a saber um pouco mais sobre o misterioso universo que existe à volta do nosso pequeno planeta. ^^

      Beijinho :)

      Eliminar
  7. Olá, estou conhecendo o blog agora e de cara gostei muito!!
    Sempre me interesso por temas astrômicos.. xD
    A gente fica imaginando como deve ser por lá, se tem algum ser como a gente observando o nosso planeta também..mas, seria bom se eles dessem uns nomezinhos mais simples pros astros e estrelas, né?!
    Esse planeta parece ter saído de uma história:
    Era uma vez, em um planeta solitário, distante de qualquer estrela do universo..

    *Ah, eu tb tenho um bloginhu de assuntos variados, e eu tb estive migrando o conteúdo dele, então estou precisando de seguidores e blogs amigos, não é parceria, são apenas blogs eu possa interagir (de temas semelhantes) e receber isso em troca..eu ainda estou organizando as postagens, mas aqui está:
    http://nathaliagotik.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! :)
      Não se sabe o que está lá fora, fora do nosso planeta, da nossa galáxia, do conjunto de galáxias na qual a nossa está incluída... Vai-se descobrindo pequenos fragmentos de informação que nos ajudam um pouco a saciar esta nossa curiosidade. :)

      Ganhou uma nova seguidora! :D ^^

      Beijinho :P

      Eliminar
  8. "sinto um pouco de saudades de quando era criança e não me tinha de preocupar com esta coisa de exames para cá e exames para lá, exames, exames, exames. T_T XD" - Identifiquei-me bastante com isso, aliás :) A escola deixa-me sempre em stresse, e eu até adoro estudar e aprender, mas não sob essa pressão toda.

    Você sabe sempre tanto sobre o espaço! :o E realmente, esses cientistas têm imensa imaginação. Estive a ler as suas respostas aos comentários anteriores, também não sabia que já tinham sido encontrados vários planetas "auto-sustentáveis", resumindo assim.

    Ótimo post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente se não fossem os testes e os exames a escola até que nem era assim tão má. :3 Acho que existem formas melhores de avaliar um aluno do que testes, que nos stressam e enervam. .-.

      Sei um pouquinho, leio umas coisinhas aqui outras ali e gosto muito, o que me faz andar sempre à procura de mais. :3

      Beijinho ^^

      Eliminar
  9. Eu adoro esses tipos de post, sobre espaço e planetas. É tão <3


    -Uma fã de InuYahsa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado! ^-^

      Beijinho :)

      Eliminar
  10. Fico feliz por ter gostado! :D
    É os cientistas são bem loucos com as suas máquinas que ajudam a imaginar coisas. XD

    ResponderEliminar

Vai comentar? *w*
Fique sabendo que o seu comentário é sempre bem-vindo, por isso comente muito okey? >w<

Mas há regras que deves cumprir!
→ Nada de comentários com asneiras/palavras indecentes;
→ Não xingar o trabalho dos outros, se não gostou simplesmente não comente, e se comentar que seja um comentário construtivo que nos ajude a evoluir;
→ Todos os pedidos são para se fazer na página própria, por exemplo: Pedir GOODIES é na página de Pedidos!
As páginas encontram-se no Menu por baixo do cabeçalho por isso procurem o que querem antes de comentar. :)

Nós adoramos comentários grandes e fofos por isso não se contenha a escrever! *--* Ficamos muito felizes com os seus comentários por isso sinta-se à vontade de comentar pois nós respondemos sempre! ;3

© Purmoon - 2015. Todos os direitos reservados | Criado por: Chizuruy | Tecnologia do Blogger