06/03/2016

Ketsueki Gata - O Horóscopo de Tipos Sanguíneos

| |


Hello everyone! /o/

Hoje vou trazer-vos um post que estava a planear trazer há um bom tempo atrás. c:
Lá para Novembro do ano passado, eu decidi fazer parte de uma causa maior e doar um pouco de mim (mais propriamente: aproximadamente meio litro do meu sangue >.<). Após a doação, fiquei a pensar nos diversos tipos sanguíneos e decidi pesquisar um pouco mais sobre o assunto e foi assim que descobri o tópico ideal para um post. \o\ 
Ao que parece, diferentes tipos sanguíneos não influenciam só a nossa saúde, como também alguns traços da nossa personalidade e as nossas atitudes. ^^ 



   Ketsueki Gata é conhecido como o Horóscopo do tipo de sangue na cultura oriental, como por exemplo no Japão ou na Coreia. Foi introduzido no século XX por Takeji Furokawa, professor de psicologia num dos seus estudos em 1927 analisando as características psicológicas de um grupo de alunos.
   Após a publicação desse estudo a teoria tornou-se muito popular, tanto que nos dias de hoje em países como o Japão o horóscopo de sangue ocupa um lugar nos jornais e noticiários e perguntar o tipo sanguíneo é tão comum como para qualquer um de nós, pessoas ocidentais, perguntar pelo horóscopo de uma pessoa.
   Neste post não vou só abordar os traços psicológicos das pessoas de cada tipo sanguíneo, como também vou falar um pouco de características do próprio sangue relacionadas com a saúde. Então vamos começar!


Tipo A

   As pessoas portadoras do tipo sanguíneo A tem o antigeno A no sangue e os anticorpos B no plasma.

   Por curiosidade, o tipo de antigeno pode determinar a quantidade de hormonas produzidas no sangue e, no caso do sangue de tipo A, o cortisol que é a hormona do stress, é produzida e maior quantidade.

   Pessoas com o tipo de sangue A tem 20% mais chances de desenvolver cancro no estômago comparando com as pessoas com o tipo de sangue O ou B e tem 5% mais chances de desenvolver alguma doença cardiovascular, comparando com o tipo O.

   São também o tipo de sangue que atrai menos mosquitos.

   Quanto aos traços psicológicos são pessoas organizadas, meticulosas, atentas e pontuais.

   Por fora parecem ser pessoas calmas, mas por dentro são pessoas ansiosas e preocupadas. São também consideradas pessoas tímidas e sensíveis.

   Geralmente gostam de seguir as últimas tendências da moda, mas nada que seja muito chamativo ou excêntrico, pois não gostam de dar muito nas vistas.

   No geral são pessoas fechadas e desconfiadas, preferindo ter poucos amigos mas aos quais são inteiramente fiéis. São também vistos como bons ouvintes.

   São também românticos e quando estão apaixonados dedicam-se na totalidade ao seu amor.

   Gostam de organização e limpeza e consideram que respeitar as regras é importante para a sociedade, sentem o dever de servir a mesma e sentem mais satisfeitos fazendo coisas para a sociedade do que para si.

   Embora gostarem de contribuir para a sociedade, sentem a necessidade de ficar algum tempo sozinhos, para descansarem.

   Algumas das profissões em que pessoas do tipo de sangue A se enquadram são bibliotecário, economista, escritor e programador de PC.


Tipo B

   As pessoas portadoras do tipo sanguíneo B tem o antigeno B no sangue e os anticorpos A no plasma.

   Tem 11% mais chances de sofrer ataques cardíacos do que o tipo O.
 
   Mulheres do tipo sanguíneo B ou AB tem uma maior probabilidade de desenvolver cancro do ovário.

   Pessoas com o tipo de sangue B tem aproximadamente 50 mil vezes mais bactérias benignas do que as do tipo A ou O.

   Quanto as características psicológicas, são pessoas impacientes, caprichosas e fazem as coisas ao seu ritmo. São também amorosas, cuidadosas, optimistas e companheiras.

   São pessoas excêntricas. Tem tendência a ser impulsivas e individualistas, escolhendo sempre o caminho que querem seguir.

   Sendo pessoas com pouca paciência tendem sempre a arranjar confusões no trabalho.

   Dão mais importância à sua individualidade e liberdade do que à ordem e às regras impostas pela sociedade, odiando ser controladas.

   Não conseguem separar a diversão do trabalho, por isso precisam de trabalhar numa área que gostem e quando encontram uma actividade que gostem, dedicam-se a ela a 100%.

   São pessoas intelectuais, gostam de ciência e estão sempre em busca de novas respostas.

   São sensíveis  e compreensíveis com as ideias e a personalidade das outras pessoas, mas ao mesmo tempo são pessoas emocionalmente instáveis e o seu humor muda de acordo com o que acontece na sua mente.

   São praticamente o oposto das pessoas de sangue do tipo A, não sendo tão leais como estas.

   Têm capacidade para ser bons líderes e dão-se bem com profissões como chef de cozinha, cabeleireiro e jornalista.


Tipo AB

   As pessoas portadoras do tipo sanguíneo AB tem o antigeno AB no sangue não tem anticorpos de nenhum tipo no plasma.

   Têm 23% mais chances de apresentar alguma doença cardíaca comparando ao tipo O.

   Quanto às suas características psicológicas, as pessoas do tipo AB são geralmente excêntricas, geniais, têm um dom artístico e uma personalidade dupla.

   Têm uma personalidade que se destaca, tendem a ser tímidas e hesitantes, mas ao mesmo tempo confiantes e de fácil convívio.

   Quando necessário conseguem ser muito sérias e a sua paciência, concentração e inteligência são admiráveis e têm a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Valorizam a lógica e as promessas.

   São pessoas racionais, diplomáticas, organizadas, honestas e pensam muito bem antes de tomar qualquer decisão. Gostam de agir com justiça e de evitar confusões.

   A sua mente é como se estivesse separada em duas personalidades, uma com características do tipo de sangue A e outra com características do tipo de sangue B.

   Têm boa capacidade para avaliar o carácter das outras pessoas.

   São bons em profissões como barman, advogado, professor e assistente social.


Tipo O

   As pessoas portadoras do tipo sanguíneo O não têm nenhum antigeno no sangue e têm anticorpos do tipo A e B no plasma.

   Têm maiores chances de desenvolver úlceras e romper os ligamentos no tendão de Aquiles. Têm também maior chance de ter cólera.

   Têm menor chance de ter cancro no pâncreas e de morrer de malária, porém o este tipo de sangue é o mais procurado pelos mosquitos.

   Quanto à sua personalidade são pessoas teimosas, descontraídas, rudes, mas normalmente dão-se bem com todas as pessoas.

   São muito populares e autoconfiantes e costumam ser o centro das atenções.

   São ambiciosos por poder e prosperidade e costumam alcançar os seus objectivos.

   São considerados pessoas organizadas, determinadas e ousadas e no geral são pessoas criativas e interessantes.

   Gostam de liderança e lutam por ela, mas também respeitam a hierarquia.

   Costumam cultivar hábitos e gostam de manter a rotina, principalmente no que toca à alimentação.

   À primeira vista parecem ser fechados e competitivos, mas à medida que se vai conhecendo as pessoas deste tipo sanguíneo percebe-se que são muito amigáveis, fiéis e abertos.

   Geralmente dão-se bem com profissões como banqueiro, político, ministro e também se destacam nos desportos.


Curiosidades

   Conta-se que uma equipa de softball feminino ganhou uma medalha de ouro fazendo estratégias de treino diferentes para cada tipo sanguíneo, utilizando as teorias sobre os tipos sanguíneos e preparando treinos personalizados para cada jogadora.

   Algumas escolas no Japão utilizam métodos de ensino baseados nos tipos sanguíneos das crianças. E muitas empresas determinam a posição de um determinado funcionário através do seu tipo de sangue.

   As pessoas na cultura oriental dão tanta importância ao horóscopo sanguíneo que até existe assédio por tipo sanguíneo. É um tipo de descriminação e preconceito que ocorre principalmente com pessoas do tipo sanguíneo B e AB. Devido a isso crianças sofrem bullying nas escolas e adultos acabam tendo maus relacionamentos amorosos ou perdem oportunidades de emprego. Apesar das advertências das autoridades, as empresas continuam a perguntar qual é o tipo sanguíneo dos candidatos antes de os contratar.

Fontes: 

MegaCurioso

IMAGICK

Japão em Foco



E este foi o post de hoje, espero voltar a escrever em breve, kisskiss! ^^
E se ainda não tiverem dado sangue, não precisam de ter medo, eu também tenho um medo horrível de agulhas, mas doar sangue foi uma experiência engraçada, claro que foi um bocadinho assustador de início, mas foi por uma boa causa. c:
Espero que tenham gostado do post. ^^


         



4 comentários:

  1. Ou o médico que me viu o tipo sanguíneo não percebia nada daquilo e enganou-se ou então não sei, eu não sou nada do que aqui diz XD E realmente não acho que me desse bem como ministra lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião o horoscopo sanguíneo tem tanta veracidade como o horoscopo astral. :P No meu caso até que estava de certo modo certo, mas o meu signo muito pouco tem a ver com o que eu sou. XD Como eu disse no post, este horóscopo foi criado com base em estudos comportamentais com pessoas de diferentes tipos de sangue, logo o que está escrito é sempre uma generalização porque não é possível estudar o comportamento de cada individuo do planeta. c: Se não achou que o resultado fosse verdadeiro, mas continuar curiosa pode sempre ver as fontes que coloquei ou pesquisar por si propria. c: ^^

      Kisskiss :3

      Luda ~*

      Eliminar
  2. Por algum motivo eu não faço ideia qual é o meu tipo de sangue D: da última vez que fui tentar fazer o teste a pessoa tirou-me o sangue mas não consegui descobrir. Contudo adorei ler sobre os diversos tipos de sangue e as curiosidades, mesmo apenas para saber um pouco mais~
    rainydaays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Vai comentar? *w*
Fique sabendo que o seu comentário é sempre bem-vindo, por isso comente muito okey? >w<

Mas há regras que deves cumprir!
→ Nada de comentários com asneiras/palavras indecentes;
→ Não xingar o trabalho dos outros, se não gostou simplesmente não comente, e se comentar que seja um comentário construtivo que nos ajude a evoluir;
→ Todos os pedidos são para se fazer na página própria, por exemplo: Pedir GOODIES é na página de Pedidos!
As páginas encontram-se no Menu por baixo do cabeçalho por isso procurem o que querem antes de comentar. :)

Nós adoramos comentários grandes e fofos por isso não se contenha a escrever! *--* Ficamos muito felizes com os seus comentários por isso sinta-se à vontade de comentar pois nós respondemos sempre! ;3

© Purmoon - 2015. Todos os direitos reservados | Criado por: Chizuruy | Tecnologia do Blogger